Conheça 4 Mulheres de Sucesso com Carreiras Surpreendentes

Dando sequência a nossa série que teve início no dia das mulheres. Estamos trazendo mais alguns nomes inspiradores que não poderiam ficar de fora dessa. Surpreenda-se com as histórias dessas 4 importantes mulheres:

Sheryl Sandberg

Bom, a Sheryl é um mulher que sabe muito bem do que fala. Ela é a chefe operacional (COO - Chief Operating Officer) do Facebook desde 2008 e em 2012, foi a primeira mulher a ocupar a posição de membro do Conselho de Administração da empresa do nosso amigo Mark Zuckerberg, em 2012.
⠀⠀
Nesse mesmo ano, figurou entre as 100 pessoas mais influentes do mundo pela Revista time e em seguida foi eleita como a 10ª mulher mais poderosa pela forbesbr.⠀
Antes de entrar para o Facebook, Sandberg foi chefe de pessoal no Departamento do Tesouro norte-americano, e também foi Vice-Presidente de Vendas Globais e Operações Online do Google. Hoje ela é considerada a mulher mais poderosa do Vale do Silício.

Sheryl é uma das fundadoras da comunidade leanin org (https://leanin.org/), que apoia mulheres do mundo todo a abraçarem suas ambições. Além de ter escrito o livro "Plano B", que trata de como encarar adversidades, desenvolver resiliência e encontrar felicidade. Ela também é autora de "Faça Acontecer" (Lean In), livro onde abordou a discussão sobre as mulheres no mundo do trabalho. Livro este, que em sua edição especial brasileira, conta com prefácio da empresária Luiza Helena Trajano (de quem já falamos aqui no Mulheres de Sucesso).

“Até que as mulheres sejam tão ambiciosas quanto os homens, elas não vão alcançar tanto quanto eles.”

 

Billie Jean King

Ex-tenista americana, campeã de 12 Grand Slams, considerada uma das melhores tenistas e atletas femininas de todos os tempos. Terminou sua carreira com 129 (cento e vinte e nove!) títulos de simples.


Billie jogava tênis de óculos. Mas não é por isso que ela figura na seleção das Mulheres de Sucesso da Empório Adamantis. Em 2009, ela foi condecorada pelo presidente Barack Obama com a Medalha da Liberdade, a mais alta honraria que um civil pode receber no país, devido ao seu ativismo contra o sexismo nos esportes e na sociedade.


“A pressão é um privilégio... é o que você faz com ela que importa.”

 

Ela ficou mundialmente conhecida por vencer a Batalha dos Sexos, em 1973, um jogo entre homens e mulheres, no qual ela venceu Bobby Riggs por 3 sets a zero, um ex-campeão em Wimbledon que foi um dos melhores tenistas de décadas anteriores.

Esse marco do esporte e da luta por igualdade foi retratado no filme A Guerra dos Sexos (2017), estrelado por Emma Stone e Steve Carell.

Ela entende ou não de pressão, hein?

 

Simone de Beauvoir

Pode-se dizer que uma parte do feminismo nasceu com ela. Simone de Beauvoir foi escritora, filósofa, intelectual, ativista e professora. E, sobretudo, com seus livros, foi precursora do discurso e pensamento feminista, cunhando reflexões e definindo conceitos, como o termo 'patriarcado'.
 

“Ninguém nasce mulher: torna-se mulher.”


"O Segundo Sexo" é sua obra mais contundente e reconhecida. Lançado há mais de 70 anos, o livro continua atual.

Simone manteve por mais de meio século um relacionamento aberto com Jean-Paul Sartre, filósofo, crítico e escritor, também francês.

Ela lutava pela equidade de gêneros, pois entendia que o mundo enquadrava a mulher como "um produto entre o macho e o castrado" e sua postura pessoal corroborava sua construção literária e filosófica.
 

Mary Kay Ash

Mary Kay Ash já tinha 25 anos dedicados à empresa que preferiu promover um homem mais novo e treinado por ela. Nesse momento, já aos 45 anos de idade, ela saiu da empresa e escreveu um livro para ajudar as mulheres num mercado de trabalho machista, descrevendo também como seria, para ela, uma empresa ideal e igualitária.

Percebeu que o livro era o plano de negócio para sua própria empresa: a Mary Kay Cosméticos (https://www.marykay.com.br/) fundada em 1963.

 

“Não crie limites para si mesmo. Você deve ir tão longe quanto sua mente permitir. O que você mais quer pode ser conquistado.”

 

Mary Kay Ash, contando com a ajuda de seu filho, iniciou a empresa com 5 mil dólares e 9 consultoras de belezas. A venda direta era o motor de vendas para a marca, mas antes disso, promovia às consultoras a possibilidade de criar uma independência financeira e de ter o controle de seus próprios destinos.


Apenas um ano depois criou o Seminário, tradição anual da marca, como forma de reconhecimento ao empreendedorismo, visando promover a educação empresarial. No final da década lançou o Programa do Carro, que dá carros cor de rosa às consultoras que atingem as metas. Você já deve ter visto um carro desses na sua cidade, né?


Mary Kay Ash foi rápida e mundialmente reconhecida. Uma década após fundar sua empresa ela foi citada no Hall of Fame da Associação de Venda Direta dos EUA. É tida, atualmente, como uma das principais personalidades empresariais femininas do século 20.